CIEP BRIZOLÃO 391- PROFESSOR ROBSON MENDONÇA LÔU

CIEP BRIZOLÃO 391
PROFESSOR ROBSON MENDONÇA LÔU
LEITO DA ESTRADA DE FERRO, S/N° - INOÃ - MARICÁ - RIO DE JANEIRO
RESPONSÁVEL PELO BLOG - FÁTIMA CARVALHO (ORIENTADOR TECNOLÓGICO)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONVITE


CAFÉ LITERÁRIO

DATA:30/09/2011
LOCAL:CIEP 391 PROFESSOR ROBSON MENDONÇA LOU
HORA:09 HORAS

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ALUNOS DA 602, NÃO PERCAM NESTA 2ª FEIRA 12/09 O CINE CLUBE 391. "QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?"

NÃO PERCAM!


A autora do livro Guardiões Celestiais, Ludmila Dias estará conosco no dia 30 de setembro em nosso Café Literário.

O Começo do Fim

Por: Ludmila Dias e Rafael Bento

Foi revelado a uma humana escolhida por Deus, que o plano terrestre iria sofrer com uma guerra celeste, porém, ela recebe a dádiva de orientar sete jovens de etnias distintas e poderes extraordinários. A história se inicia quando uma mulher de muita influência, a Arqueóloga e Teóloga Lady Parker, encontra um esqueleto de anjo escondido numa estátua na Finlândia. Após dois meses, Lady Parker está consumida por segredos templários que envolvem sua linhagem e ela em particular. Determinada, a mulher descobre uma passagem secreta na biblioteca do castelo em que vive na Irlanda, e ao adentrar, depara-se com o inexplicado, a porta para o Céu. Lá, depois de uma escolha, Lady Parker torna-se a eleita para ler o livro da vida, estando sempre um passo a frente na guerra celestial. Do outro lado, demônios passam a tocar em humanos para afrontar Deus, no entanto, o Senhor levanta sete jovens, Chris (sueca), Jonathan (grego), Judie (italiana), Sarah (russa), Andrew (canadense), Henry (australiano) e Flávio “Gordon” (brasileiro) para proteger toda humanidade. Eles possuem medalhões divinos que portam os poderes do Criador na Terra, a força da natureza. Contudo, um grande segredo envolta um dos guardiões.

Guardiões Celestiais - O Começo do Fim é uma história complexa que contém romances e está repleta de suspense, havendo descrições de cenas de ação dignas grandes filmes de Hollywood.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PROJETO CINE CLUBE 391


Bang Bang! Você Morreu (2002)

SINOPSE

Numa escola secundária no interior dos EUA, o jovem Trevor Adams é vigiado pela escola porque ameaçou cometer atos terroristas. Um professor tenta montar uma peça teatral sobre a violência nas escolas e convida o rapaz para o papel principal. Mas toda a escola é contra o projeto, enquanto um grupo de estudantes realmente planeja um atentado suicida à bala contra a escola.

O QUE É BULLYING?

Bullying

É um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP