CIEP BRIZOLÃO 391- PROFESSOR ROBSON MENDONÇA LÔU

CIEP BRIZOLÃO 391
PROFESSOR ROBSON MENDONÇA LÔU
LEITO DA ESTRADA DE FERRO, S/N° - INOÃ - MARICÁ - RIO DE JANEIRO
RESPONSÁVEL PELO BLOG - FÁTIMA CARVALHO (ORIENTADOR TECNOLÓGICO)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROJETO


Entre em contato com o orientador da sua turma e defina o subprojeto a ser apresentado pela sua classe.
Não esqueça os subprojetos apresentados farão parte das avaliações do último bimestre.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MADAGASCAR

VOCÊ SABE ONDE FICA MADAGASCAR?

É um país africano que compreende a Ilha de Madagáscar e algumas ilhas próximas. Está situado ao largo da costa de Moçambique, da qual está separado pelo Canal de Moçambique.
Madagáscar foi colonizada por malaio-polinésios há dois mil anos, recebendo depois imigrantes árabes e Áfricanos. Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à ilha, em 1500, quando o navegador Diogo Dias baptizou a ilha de São Lourenço. Em 1885 a França transformou Madagáscar em protetorado e, em 1896, em colônia. A independência foi obtida em 1960, após rebeliões sufocadas com violência pelos franceses. Em 1972, um golpe militar estabeleceu um regime coletivista e antiocidental. Três anos depois tomou o poder o capitão Didier Ratsiraka, que governou ditatorialmente por sete anos.
Geografia
É a maior ilha de África e uma das maiores do mundo, e um número relativamente reduzido de ilhas adjacentes. O país é banhado pelo canal de Moçambique a oeste e pelo oceano Índico. O relevo é em geral montanhoso, em especial na parte oriental, com dois grandes maciços a norte (onde se situa o monte Maromokotro, o mais alto do país com os seus 2 876 m) e no centro. O relevo torna-se menos acidentado para oeste, onde existem algumas planícies costeiras.
O clima é muito variado, húmido a nordeste onde existem áreas (cada vez mais reduzidas pela desflorestação) de floresta tropical, e seco a sudoeste, chegando mesmo a haver deserto.
A maior cidade é a capital, Antananarivo, e as outras cidades importantes são Mahajanga, Antsirabe e Fianarantsoa.
Biodiversidade
Madagascar é o país com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécies de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas em seu território, como o lêmure, fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.
Apesar de 90% de suas matas terem sido devastadas nos últimos séculos, nos 10% ainda existentes existem mais de doze mil espécies diferentes de plantas, algumas delas com mais de 80 milhões de anos, centenas delas apenas ali, das quais grande parte de grande valor medicinal, entre elas, a Rosy Periwinkle, fonte exclusiva de dois tipos de drogas que são as únicas usadas pelos laboratórios farmacêuticos do mundo no tratamento de algumas formas de leucemia infantil.
Em 2009, um inventário dos anfíbios de Madagáscar descobriu 129 a 221 espécies de rãs previamente desconhecidas, evidenciando que a biodiversidade de Madagáscar pode estar subestimada.

  • AGORA QUE TAL PESQUISAR E APRENDER MAIS SOBRE A ÁFRICA?
  • PARTICIPE DO PROJETO “A DIVERSIDADE HISTÓRICO-CULTURAL E SOCIAL NA RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA.”

TODOS OS TRABALHOS SERÃO DIVULGADOS EM NOSSO BLOG.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PASSEIO DO ENSINO MÉDIO A PETRÓPOLIS



HISTÓRICO
Ao começo da exploração pelos portugueses do que viria a ser o atual estado do Rio de Janeiro, algumas missões foram enviadas na direção das montanhas da Serra da Estrela. Naquele lugar, encontraram-se poucos índios dispersos, e o único recurso mineral apurado por ali foram algumas pedras de coloração esbranquiçada e consideradas sem valor.
Entre 1722 e 1725, o sargento-mor Bernardo Soares de Proença, proprietário de terras em Suruí, abriu uma variante que encurtava e facilitava o trajeto do Caminho Novo que tinha sido aberto alguns anos antes.
A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região. Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis.
Os planos do primeiro imperador não foram concluídos, mas Dom Pedro II continuou com os planos e em 1843 assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos, e em pelo menos 40 verões permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses.

Serra de Petrópolis.
Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos estrangeiros. Entre 1894 a 1903 foi capital do Estado do Rio, em substituição a Niterói, devido à Revolta da Armada. Também neste período foi eleito Hermogênio Silva, o único vice-governador fluminense cuja base política era Petrópolis. O sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado seu primeiro prefeito em 1916.
A importância política da cidade perdurou por décadas, mesmo depois do fim do Império. Todos os presidentes da república, de Prudente de Morais a Costa e Silva, passaram pelo menos alguns dias na cidade imperial durante seus mandatos. O mais assíduo dentre eles foi Getúlio Vargas, cujas estadias, durante o Estado Novo, duravam até três meses.
Como consequência da transferência da capital do Brasil para Brasília, Petrópolis perdeu consideravelmente sua importância no contexto político do país.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO 3001


"CONCEPÇÕES ESTÉTICAS BASEADAS NA HERANÇA AFRICANA PRESENTE NA REALIDADE COTIDIANA DA SOCIEDADE BRASILEIRA."